Skip to main content

Política de Sustentabilidade

  1. Enquadramento

A UNIT LEGAL – Sociedade de Advogados, SP, RL (Unit LEGAL) assume um compromisso de atuação ética, responsável e sustentável, orientada pelos princípios da liberdade, justiça e da proteção do ambiente. Esta política de Responsabilidade Social, Ambiental e de Governo da Sociedade (ESG) reflete a nossa visão integrada do desenvolvimento humano, económico e ambiental, sustentada em valores universais como a defesa dos direitos fundamentais, a afirmação da liberdade, a inclusão e a cooperação.

Na nossa organização, entendemos que a criação de valor só é relevante quando é partilhada, se enquadra nos valores que prosseguimos e respeita os limites do ambiente. Por isso, promovemos a cidadania ativa, a diversidade, a transparência e a equidade em todas as nossas ações, processos e relações.

Comprometemo-nos, assim, a integrar estes princípios em todas as áreas da nossa atividade, adotando práticas que contribuam para garantir o equilíbrio entre o crescimento económico, a preservação ambiental e a responsabilidade social.

A Unit LEGAL reconhece a importância de adotar práticas que minimizem o impacto ambiental na prossecução da sua atividade e que contribuam para um futuro mais sustentável. Como tal, a Unit LEGAL implementou uma Política de Sustentabilidade com a intenção de promover medidas de atuação ética e responsável em todas suas operações e atividades diárias, apostando na prossecução de um modelo de desenvolvimento sustentável com um conjunto de diretrizes que evidenciam o compromisso de incorporar as mais recentes práticas ambientais na sua estratégia de desenvolvimento e nas suas operações, promovendo a divulgação, a consciencialização e o compromisso ambiental entre os seus colaboradores, mas também na sua relação com clientes, prestadores de serviços e fornecedores.

Esta política não é uma conclusão, mas um compromisso contínuo com a transformação positiva da sociedade e do mundo para os quais desenvolvemos a nossa atividade.

 

  1. Compromissos

A Política de Sustentabilidade da Unit LEGAL define a forma de trabalhar e atuar da sociedade, prosseguindo continuamente a Sustentabilidade. Esta política apresenta, essencialmente, três níveis distintos quanto à finalidade de contribuir para a Sustentabilidade:

  • Respeito pelo Meio Ambiente: A Unit LEGAL compromete-se a adotar práticas que preservem os recursos naturais e reduzam o impacto ambiental das suas operações com medidas concretas – como a escolha dos materiais, equipamentos de trabalho e o modo como os utiliza na sua atividade , promovendo a utilização responsável de recursos.
  • Responsabilidade Social: Através da colaboração com instituições de solidariedade social, contribuindo para a promoção da atividade desenvolvida por essas instituições, mas também em ações de prestação de serviços pro bono.

Por outro lado, a Unit LEGAL adotou medidas de promoção do bem-estar de todos os colaboradores através da criação de um espaço de trabalho positivo e inclusivo, assim como de medidas, quanto ao modo de desenvolver a atividade, que permitam um equilíbrio saudável entre o trabalho e a família.

  • Ética Profissional: Procurando garantir que toda a atividade da Unit LEGAL é desenvolvida de acordo com padrões éticos, não só em respeito integral do Código Deontológico da Ordem dos Advogados, mas também pela defesa da transparência, a equidade e a justiça.

Estes são os objetivos principais da Unit LEGAL:

  • Adotar programas de avaliação e eventual redução de gastos energéticos e de emissões poluentes;
  • Promover a gestão eficiente dos recursos naturais;
  • Otimizar a forma de utilização da energia elétrica no escritório e reduzir o consumo da mesma;
  • Estimular as boas práticas de reciclagem e reutilização de materiais;
  • Implementar práticas de sustentabilidade nas operações diárias do escritório;
  • Promover a inclusão e diversidade no seio da equipa, mas também nos processos de contratação de novos Colaboradores;
  • Incentivar e apoiar ações sociais, em particular as que promovam o desenvolvimento sustentável;
  • Definir como meta a redução de utilização de papel, limitando o seu uso ao estritamente indispensável;
  • Ter especial atenção aquando da escolha dos equipamentos eletrónicos, optando sempre por aqueles que apresentam maior eficiência energética.

 

  1. Práticas Ambientais

I . Gestão de Papel e Recursos Equiparados: Sustentabilidade e Eficiência Operacional

A Unit LEGAL implementou regras internas concretas destinadas a reduzir, reutilizar e reciclar materiais, especialmente papel, plásticos e equipamentos eletrónicos, através da disponibilização de depósitos para separação de resíduos recicláveis e não recicláveis, promovendo, também, a reutilização de determinados materiais, através concretamente das seguintes medidas:

  • Incentivo ao desenvolvimento do trabalho por parte dos colaboradores em suporte exclusivamente digital;
  • Privilegiar a opção de impressão em ambos os lados do papel;
  • Implementação e desenvolvimento de um sistema de arquivo morto em suporte digital, com vista à eliminação progressiva do papel;
  • Reciclagem de todo o papel redundante em resultado da implementação do sistema de arquivo morto em suporte digital;
  • Ativação, como predefinição, do sistema de “Fila de Espera” das impressões de papel, dependendo assim a impressão da aceitação da mesma no sistema da impressora, através da digitação de um código pessoal;
  • Se necessária impressão para efeitos de documentos de trabalho, incentivo ao uso de papel de rascunho;
  • Implementação de um sistema de reciclagem para separação de resíduos: papel/cartão, plástico, vidro e indiferenciáveis;
  • Privilegiar fornecedores e produtos que atendam a critérios ambientais, como produtos sustentáveis ou com certificações ambientais reconhecidas;
  • Eliminação de consumo de água engarrafada e consequente eliminação dos resíduos plásticos gerados por esse consumo;
  • Fornecimento de água aos colaboradores e clientes através de um dispensador de água potável filtrada com regulador de temperatura.

 

II. Climatização e Eficiência Energética: Sustentabilidade e Optimização de Recursos

A Unit LEGAL pretende pautar as suas decisões do quotidiano e profissionais de acordo com as práticas ambientais que considera serem responsabilidade de todas as pessoas e organizações, tais como, a redução do desperdício e a utilização consciente dos recursos climáticos e energéticos disponíveis e para tal compromete-se diariamente no cumprimento das seguintes práticas:

  • Aquisição de equipamentos, nomeadamente de climatização, para as instalações do escritório com a melhor eficiência energética possível, optando pelas gamas mais ecológicas do mercado;
  • Organização das instalações tomando em linha de conta a disposição solar do edifício – todas as divisões do escritório possuem iluminação natural com exceção de três gabinetes;
  • Isolamento das instalações com recurso à utilização de vidro duplo nas janelas;
  • Reduzir, até ao estritamente necessário e indispensável, o consumo de papel na realização das tarefas do escritório;
  • Preferir e potenciar o aproveitamento da luz natural na iluminação do escritório;
  • Preferir e potenciar a ventilação natural aos aparelhos de ar condicionado;
  • Eliminar a utilização desnecessária de consumo de energia elétrica nomeadamente, iluminação e ar condicionado, nos momentos de ausência ou pausa;
  • Preferir a utilização de transportes públicos ou o uso de transporte coletivo sempre que as deslocações de trabalho assim exijam.

Ao longo de mais de 20 anos, a Unit LEGAL tem vindo a reforçar as suas práticas ambientais, introduzindo gradualmente os princípios e medidas expostos. No entanto, reconhece a necessidade de estar em constante melhoria e adaptação, assentando a sua visão para o futuro, no cada vez mais eficaz tratamento das questões que considera principais, tais como:

  • Melhoramento de eficiência energética;
  • Redução de desperdício;
  • Melhoramento do sistema de reciclagem. A política de sustentabilidade da Unit LEGAL é divulgada entre os seus colaboradores, garantindo que todos compreendem suas responsabilidades e a importância de suas ações no cumprimento dos objetivos estabelecidos.

 

  1. Base Legal

A Política de Sustentabilidade Unit LEGAL assenta na legislação em vigor atualmente, tendo por base os seguintes diplomas:

  • Resolução da Assembleia da República n.º 47/2021, de 3 de fevereiro;
  • Resolução do Conselho de Ministros n.º 11-C/2015, de 16 de março à Plano Nacional para a Gestão de Resíduos;
  • Resolução do Conselho de Ministros n.º 53/2020, de 10 de julho à Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030 (PNEC 2030);
  • Resolução do Conselho de Ministros n.º 113/2005, de 30 de junho à Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água;
  • Resolução de Conselho de Ministros n.º 100/2017, de 11 de julho à Estratégia Nacional para a Educação Ambiental (ENEA).

 

  1. Compromisso com o Futuro

A Unit LEGAL compromete-se a seguir uma trajetória sustentável, procurando sempre adaptar-se às novas necessidades do mercado e da sociedade, de forma que suas ações reflitam o seu compromisso com o meio ambiente, a justiça social e a ética profissional.

A sustentabilidade é um valor intrínseco da Unit LEGAL. Com a implementação desta política, procuramos não apenas reduzir nosso impacto ambiental, mas também contribuir para um mundo mais justo, equitativo e consciente. Todos os nossos colaboradores são parceiros nesse compromisso, e juntos trabalharemos para uma atividade mais sustentável e responsável.

 

Preservar o meio ambiente e garantir a conservação dos recursos naturais não é apenas um dever da Unit LEGAL perante o meio ambiente, mas também um compromisso firmado com toda a comunidade em que está inserida a sociedade. Por isso, a Unit LEGAL está empenhada a avaliar as suas ações e práticas sustentáveis, assegurando transparência nos resultados e realizando análises periódicas dos seus avanços.

Assim, esta Política de Sustentabilidade será revista e atualizada periodicamente, com o objetivo de melhorar a performance ambiental, social e económica da Unit LEGAL.